5 Benefícios da utilização de pisos elevados
5 Benefícios da utilização de pisos elevados

Quando pensamos em arquitetura de ambientes, principalmente em ambientes internos, é comum que o primeiro quesito lembrado seja a estética. Os arquitetos e designers de interiores são verdadeiros artistas, capazes de transformar espaços vazios em locais belos, bem decorados e cheios de estilo. Mesmo que estejam abaixo de nossos pés, os pisos elevados são uma alternativa que melhora o aspecto visual da organização e facilita diversos processos.

Mas existe também uma palavra mágica em qualquer projeto arquitetônico que precisa ser respeitada e muito bem elaborada: a funcionalidade. Este é um conceito bastante amplo e que se enquadra em diversos aspectos, que vão desde os móveis até a iluminação. 

Neste post vamos falar sobre os principais benefícios de utilizar um elemento famoso em projetos de interiores (principalmente corporativos): os pisos elevados.

1. Organização acima de tudo

A principal função dos pisos elevados é permitir que os cabos de internet, telefone, energia e até mesmo dutos de ventilação sejam alocados embaixo do piso, evitando que os ambientes sofram a interferência desses cabos e dutos. 

Por serem elementos extremamente necessários para a infraestrutura das empresas, não há como abrir mão deles. Portanto, a melhor solução é organizá-los de acordo do projeto, o que pode ser feito no teto ou no chão. 

Para isso, os pisos elevados, também conhecidos como pisos falsos, são uma solução bastante prática e efetiva se o problema é a organização de cabos.

2. Manutenção facilitada

Optar por organizar os cabeamentos abaixo do piso elevado permite uma facilidade maior de manutenção, quando ela é necessária. O manuseio fica mais fácil, o perigo de queda é eliminado, e não é preciso fazer nenhum dano estrutural para modificar a estrutura que está escondida. 

A própria manutenção do piso passa a ser fácil de fazer. Por ser uma estrutura modular, basta substituir as peças danificadas, algo que pode ser feito de forma simples e sem necessidade de obra.

3. Solução rápida para obras que exigem agilidade

Sua estrutura permite que a instalação do piso elevado seja, em média, mais rápida do que a aplicação de pisos que são assentados com argamassa. Por esse motivo, eles se mostram uma boa solução para obras que precisam ser feitas com rapidez. 

Isso não significa que o piso elevado seja uma solução “estepe”. Muito pelo contrário, ele alia a rapidez de instalação com sua funcionalidade, afinal, uma vez instalados eles são uma solução tanto para o pavimento do ambiente quanto para a infraestrutura dos fios e cabos.
 
Outro ponto importante: os pisos elevados geralmente dispensam o contrapiso, utilizado para corrigir o nivelamento da laje. As correções necessárias podem ser feitas por meio de ajustes do próprio piso.

4. Diferentes possibilidades de layout e design

Existem diversos tipos de pisos elevados, o que os tornam ainda mais versáteis e com possibilidade de personalização. Os pisos elevados permitem diversos tipos de acabamento, ou seja, eles podem ficar tão elegantes quanto um porcelanato e serem tão práticos quanto um piso laminado!

Os pisos elevados permitem mudanças de layout sem a necessidade de obras. A mudança pode levar algumas horas ou poucos dias até ficar pronta. Caso a mudança seja na estrutura que corre debaixo do piso, também bastam alguns ajustes rápidos.

5. Durabilidade dos pisos elevados

Os pisos elevados são bastante duráveis. São materiais resistentes e que suportam uma carga considerável. Para que o piso perdure por ainda mais tempo, é importante estar atento ao tipo de acabamento que será utilizado, pois sua fragilidade pode afetar a durabilidade dos pisos elevados.

Revestimentos como carpetes ou vinílicos em placas utilizam adesivos não permanentes, os quais permitem sua remoção e instalação quando necessário, assim, a aquisição do piso elevado não perde sua principal funcionalidade, além de manter a durabilidade!

Apesar de sofrerem alterações e deformações conforme o tempo passa, sua reposição é simples e pouco custosa.
 
A praticidade, custo-benefício e variedade  dos pisos elevados estão conquistando o mercado e os arquitetos. Se o piso da sua empresa está precisando de ajustes, considere utilizar o piso elevado, é bem provável que o resultado torne o ambiente altamente funcional. Tudo que uma empresa precisa, não é mesmo?