Como a arquitetura pode ajudar a aumentar a produtividade nos escritórios corporativos.
Como a arquitetura pode ajudar a aumentar a produtividade nos escritórios corporativos.

Case Neo Way

No momento de montar o ambiente de um escritório, existem muitas empresas que adotam antigos modelos que já se provaram bastante ultrapassados, como é o caso das baias de trabalho individual, os famosos cubículos. Essa mudança de conceitos não é fruto só de tendências de design e arquitetura, existe um belo motivo para as empresas mais modernas estarem abolindo a cultura do cubículo e adotando outros formatos de ambiente, e essa razão é a produtividade.

Hoje iremos falar um pouco mais sobre como a arquitetura de escritórios corporativos pode ajudar a aumentar a produtividade das equipes e melhorar o ambiente de trabalho para todos os colaboradores, confira!


O fim de uma era de individualismo

Você já deve ter visto um filme ou série em que o personagem trabalha infeliz em um ambiente minúsculo e cercado de paredes. Para quem é um pouco claustrofóbico, só olhar para essa cena já gera desconforto. Durante anos as empresas priorizaram ambientes individuais acreditando que o isolamento aumentava o foco no trabalho. Hoje em dia os modelos open space são bastante difundidos e utilizados, e muitas empresas relataram a melhoria no ambiente e no entrosamento das equipes ao colocar todos em um ambiente coletivo.


Arquitetura do escritório em prol da comunicação

Umas das principais armas das empresas rumo ao sucesso é uma boa comunicação interna. Não estamos falando das campanhas do RH, mas sim do dia a dia, da troca de ideias e experiências, algo que deve ser constante, mas que muitas vezes encontra nas barreiras físicas um impeditivo.

A grande sacada dos ambientes horizontalizados de trabalho é colocar todos em um ambiente único, fazendo com que eles se relacionem e troquem ideias com mais facilidade, dando fim à situações extremamente desconfortáveis, como ligar para a pessoa que está a 2 metros de você para falar de trabalho.


Sentir-se bem faz toda a diferença

Responda rápido: você prefere ficar 8 horas em um ambiente feio e sem graça ou em um lugar bem decorado e com um ar mais intimista? Provavelmente a segunda opção é a escolha da maioria, afinal, ninguém gosta de ficar um dia todo num local onde só há paredes brancas e um relógio para observar. Basta dar uma olhada nas fotos de empresas que são referência mundial - como Google, Facebook, Microsoft e Amazon - para ver o tamanho do capricho que eles têm com o escritório. Essas empresas já entenderam que fazer o trabalhador se sentir em casa (ou num ambiente que seja legal, confortável e bonito) é fundamental para ampliar a felicidade corporativa, algo que reflete na produtividade.


Móveis também fazem a diferença

Dentro da arquitetura do escritório, os móveis e a distribuição deles também vão trabalhar em prol da produtividade. Pesquisadores e médicos já detectaram que existem uma correlação entre o tempo que passamos sentados no trabalho e o surgimento de problemas de saúde. Isso significa que é preciso tomar atenção com dois detalhes, o primeiro é a qualidade dos móveis utilizados, em especial das cadeiras.

As cadeiras são as principais companheiras de trabalho dos colaboradores. Eles passam horas juntos, por isso, se elas forem desconfortáveis demais, é provável que a qualidade do trabalho caia, e ainda corre-se o risco de afastamentos por motivos de saúde, e trabalhadores afastados é perda de dinheiro e produtividade na certa.

Junto com uma boa cadeira, lembre-se de planejar o escritório para que as pessoas possam se movimentar livremente, e não se esqueça de alertar os funcionários para tirar pelo menos um descanso de 5 a 10 minutos depois de longas horas sentado. Essa atitude ajuda a prevenir problemas como varizes e até tromboses!

Apesar de ser uma tendência, os escritórios open space ainda dividem opiniões, como você pode conferir neste artigo da Harvard Business Review. O importante é saber adequar o espaço às necessidades da empresa, alinhando-as com os cuidados necessários para criar um ambiente bacana e que auxilie na produtividade.

Fatores humanos impactam diretamente no faturamento das empresas, e é esta a razão para que tantas corporações inovem em seus ambientes, procurando deixá-los mais atrativos e acolhedores. A arquitetura é fundamental para qualquer ambiente, e no escritório isso não deve ser diferente, então, fique atento e caso perceba que uma mexida no ambiente pode fazer bem às equipes, não hesite e ponha a mão na massa!